segunda-feira, 10 de março de 2014

Descarte ilegal de efluentes industriais em São Paulo



Indústrias descartam cerca de 10 milhões de litros de efluentes com resíduos tóxicos por hora em rios e lagos da Grande São Paulo, é o equivalente a área de dois parques do ibirapuera por dia, revela estudo inédito da FGV
"Esse descarte obriga as concessionárias de saneamento a captarem água a mais de 80 km da capital a custos elevadíssimos. Equacionar essa questão certamente poderia reduzir o risco de desabastecimento de água na região”, afirma Gesner Oliveira, coordenador da pesquisa e ex-presidente da Sabesp.
Segundo dados da Cetesb, 42% das águas monitoradas em 2012 foram classificadas como péssimas, ruins ou regulares. Três pontos de captação, em particular, apresentaram situação crítica: Braço de Taquacetuba, Rio Cotia e Rio Tietê.
A população também sofre os efeitos. Os resíduos industriais podem causar contaminação por metais pesados, provocando desde efeitos leves como irritações na pele e dores de cabeça até reduções das funções neurológicas e hepáticas, rinites alérgicas e dermatoses.
O estudo da FGV levou em conta os dados de descarte de 58.373 indústrias classificadas como de transformação. A água consumida por essas instalações tem duas origens: ou é captada diretamente no manancial, com permissão dos órgãos competentes, ou vem de redes públicas de abastecimento. Cerca de 9 litros a cada 10 litros consumidos pela industria tem origem em poços artesianos.
Para solucionar o problema do descarte ilegal de efluentes deveria ser intensificada a fiscalização nas indústrias, ações de educação ambiental para conscientização do impacto ambiental que o descarte ilegal gera, selos ambientais, incentivos fiscais, e monitoramento do uso de água subterrânea, para verificar quanto foi utilizado de água, e efluente gerado, que deve ser destinado a estações de tratamento.
A Desentupidora São Paulo remove efluentes e realiza a destinação adequada para Estações de Tratamento de Efluentes. Necessita de limpeza de fossas sépticas, esgotos sanitários, banheiros químicos, caixas de gordura, poços de recalque, sumidouros, inundações e lamas em obras? 
Contrate a Desentupidora São Paulo!!!!!!!!!!!!!! A Desentupidora São Paulo atua em consonância com a Legislação ambiental, de forma rápida, limpa e eficaz.

Fonte: Exame Abril