quarta-feira, 24 de junho de 2015

11 3151-5000 DESENTUPIDORA ALERTA: ESPUMA TÓXICA CHEGA AO TIETÊ PELO ESGOTO DAS PIAS

Excesso de detergente usado na pia da cozinha é a causa da espuma tóxica que cobre trechos do Rio Tietê


Baixa vazão do rio principalmente durante o inverno, e o descarte irregular nos esgotos domésticos, são os principais vilões que formam a espuma tóxica frequentemente exibida pelo Tietê. 

Rafael Pacheco/Fotos Públicas

Rafael Pacheco/Fotos Públicas
Terça-feira (23 de junho de 2015), Pirapora de Bom Jesus, na Grande São Paulo, amanheceu com praças e ruas cobertas por uma densa camada de espuma branca, mau cheirosa, altamente tóxica e prejudicial à saúde. 
Soprada pelo vento, a espuma atingiu pontes e vias públicas, ameaçando alcançar imóveis próximo das margens.
A Cetesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo) culpa a falta de chuvas, que ajudaria a dispersar os detergentes não degradáveis e evitaria a formação das espumas; os esgotos domésticos não tratados; e a falta de oxigênio na água como as principais razões para a ocorrência do fenômeno, que em por causa da estiagem, também foi visto em fevereiro junto da ponte dos Remédios, na zona oeste da capital paulista.
Além dos riscos para a saúde da população, os moradores de Pirapora do Bom Jesus estão preocupados com os prejuízos materiais, pois a espuma tóxica deixa manchas nas roupas, no chão e pintura dos carros.
Rica em sulfeto de hidrogênio H2S(g) e coliformes nocivos a saúde, a espuma tóxica atingiu cerca 5 metros de altura em 13 km de extensão do rio.
Quimicamente, essa espuma é formada por uma solução de gás em líquido tensoativo biodegradável. Detergentes domésticos usados na lavagem de louças são separados da espuma por filtração. Sem o processo, gerar tensão na superfície da água, facilitando a formação de espuma.
Desentupidora São Paulo alerta que a solução só virá com a conscientização da sociedade para evitar o descarte irregular de detritos nos esgotos, além de investimentos públicos visando a implantação de programas eficientes para tratamento, coleta e destinação final adequada dos esgotos. Desentupimentos preventivos e a limpeza regular dos encanamentos e caixas de esgoto também contribuem para evitar o acúmulo de detritos que causam transtornos nos imóveis residenciais, comerciais ou industriais. A limpeza de fossas e de outros sistemas primários de tratamento também ajudam a evitar que resíduos tóxicos contaminem os mananciais, nascentes e reservar hídricas.
Quando o esgoto estiver obstruído por detritos sólidos, a Desentupidora São Paulo disponibiliza o sistema de hidrojateamento, que utiliza bombas de alta pressão e torpedos de aço para triturar e retirar das tubulações os resíduos mais resistentes. Caso haja alguma irregularidade oculta, os equipamentos de vídeo inspeção realizam diagnósticos por imagem com gravação em DVD, uma endoscopia das tubulações, que identificam com absoluta clareza e precisão o ponto exato para realização do reparo, evitando quebras desnecessárias de pisos e paredes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário